Graduação
No Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, no primeiro semestre do ano acadêmico, o Lapam oferece a disciplina optativa ‘Ateliê Livre: Psicologia Ambiental‘, com carga-horária de 3 horas-aula semanais.
Ementa: Introdução à Psicologia Ambiental (PA). Conceitos e métodos em PA. Pesquisa e aplicação da PA.
Objetivo Geral: Familiarizar o(a) estudante com os princípios, conceitos e instrumentos dos estudos pessoa-ambiente, dando-lhe a oportunidade de aplicar tal conhecimento às práticas de projeto.
Conteúdo Programático:
- Introdução à Psicologia Ambiental;
- Conceitos em Psicologia Ambiental: privacidade, territorialidade, espaço pessoal e apropriação; percepção, cognição e representação ambiental; identidade de lugar e apego ao lugar; ambientes restauradores; competência e comportamento pró-ambiental;
- Métodos em Psicologia Ambiental: abordagem multimetodológica; observação de vestígios ambientais do comportamento humano; mapeamento comportamental centrado no lugar e na pessoa; técnicas de entrevista e para aplicação de questionários; autobiografia ambiental; diário pessoal; técnicas fotográficas.
Bibliografia básica:
Cavalcante, S. & Elali, G. A. (Orgs.) (2011). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes.
Ittelson, W. H., Proshansky, H. M., Rivlin, L. G., & Winkel, G. H. (2005). Homem ambiental. Série: Textos de Psicologia Ambiental, nº 14 (tradução J. Q. Pinheiro). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental.
Pinheiro, J. Q. & Günther, H. (Orgs.) (2008). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Ateliê Livre: ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Ementa: Acessibilidade na arquitetura: normas; psicologia ambiental; experiência do usuário; produção científica; desenvolvimento de jogos físicos.
Objetivo geral: Promover discussões acerca do tema da acessibilidade no projeto arquitetônico, com ênfase na experiência do usuário e no conjunto das relações que as pessoas estabelecem com seus ambientes de vida cotidiana.
Conteúdo programático:
- Rodas de conversa com especialistas sobre o tema da acessibilidade em diferentes áreas do conhecimento (Psicologia, Educação, Arquitetura), e com usuários que queiram compartilhar suas próprias experiências ambientais caracterizadas ou não pela presença de barreiras.
- Partilha de conhecimentos produzidos no âmbito da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (PósARQ/UFSC), no curso de investigações de mestrado e doutorado.
- Desenvolvimento preliminar de jogos (de cartas ou tabuleiro) que estimulem de forma lúdica decisões de melhoria na acessibilidade em contextos ambientais variados, incluindo o ambiente da universidade, mas não apenas.
Bibliografia básica:
ABNT NBR 9050:2020. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. São Paulo: ABNT, 2020.
COSTA, A. D. L.; ARAÚJO, N. M. C. Acessibilidade no ambiente construído: questões contemporâneas. 2 ed. João Pessoa: IFPB, 2014.
COSTA, A. D. L.; SARMENTO, B. R. Tecendo pontes: interfaces e lugares de acessibilidade. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.
DISCHINGER, M.; BINS ELY, V. H. M.; BORGES, M. M. F. C. Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2009. Disponível em: https://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/rede_urbanidade/Manual_acessibilidade_espacial_escolas.pdf
DISCHINGER, M.; BINS ELY, V. H. M.; PIARDI, S. M. D. G. P. Promovendo acessibilidade espacial nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edificações de Uso Público. 1 ed. Florianópolis: MPSC, 2014. Disponível em: https://documentos.mpsc.mp.br/portal/conteudo/cao/ccf/Manual/Manual%20Acessibilidade_2014_web.pdf
DISCHINGER, M.; BINS ELY, V. H. M.; MACHADO, R.; SILVA, R. M. S.; PADARATZ, R.; ANTONINI, C.; DAUFENBACH, K.; SOUZA, T. R. M. Desenho Universal nas escolas: acessibilidade na rede municipal de ensino de Florianópolis. 1. ed. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação, 2004. v. 2000. 189p .
LA CARRETTA, M. Como fazer jogos de tabuleiro: manual prático. 1 ed. Curitiba: Editora Appris, 2020.
ROSA, M.; LUIZ, K. G. Como educar crianças anticapacitistas. Florianópolis: Ed. das Autoras, 2023.


