Extensão

Projeto participativo na comunidade do Morro do Quilombo – Florianópolis (SC)

O objetivo desta proposta de extensão é promover ações sociais coletivas voltadas ao desenvolvimento de projetos de edificações e de áreas livres de suporte a demandas comunitárias. A ação de extensão ocorrerá na comunidade do Morro do Quilombo, no bairro Itacorubi, Florianópolis (SC), e terá a comunidade do bairro como público-alvo. Serão realizadas oficinas de planejamento participativo, envolvendo caminhadas pelo bairro, rodas de conversa, mesas de discussão e desenho, com o objetivo de se pensar e discutir coletivamente mudanças necessárias e desejáveis para o bairro. Pretende-se igualmente sistematizar as informações relativas à experiência empreendida na forma de um guia que auxilie outras comunidades em projetos de requalificação similares. Esperam-se impactos socioambientais positivos a partir de intervenções que promovam o bem-estar de comunidades em situação de vulnerabilidade. Para saber mais sobre o método desenvolvido pelo grupo e também a implantação do projeto piloto, confira aqui nosso site.

Jardim sensorial da Associação Catarinense para Integração do Cego, ACIC

O presente projeto de extensão objetiva o planejamento em formato participativo de um jardim sensorial para a Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC, cuja sede está no município de Florianópolis (SC), Bairro Saco Grande. A ACIC é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que atua para a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, em qualquer faixa etária. Para tal, propõe e desenvolve, entre outros, atividades voltadas à habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa com deficiência visual. Atendendo a uma demanda da própria ACIC, este projeto contribuirá para a proposta de um jardim sensorial para fins terapêuticos e pedagógicos, em benefício da comunidade da ACIC e de outras instituições educacionais.

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SOBRE ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
 A acessibilidade na área da arquitetura e urbanismo possibilita o uso seguro e autônomo de espaços, tem impacto significativo na vida de pessoas com deficiência e promove maior qualidade de vida para todos(as). A fim de conscientizar e sensibilizar para a importância da acessibilidade arquitetônica, este projeto de extensão tem como objetivo geral desenvolver e distribuir jogos físicos sobre acessibilidade no ambiente construído voltados à educação inclusiva. A ação se desenvolverá ao longo de dois momentos distintos no decorrer do ano de 2025 e do ano de 2026. No primeiro semestre de cada ano (Momento 1), as atividades de extensão serão orientadas pelas propostas desenvolvidas no âmbito de uma disciplina optativa ofertada ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, a partir da qual será possível levantar, sistematizar e consolidar informações e conhecimentos sobre acessibilidade na arquitetura. Já no segundo semestre (Momento 2), a partir dos conhecimentos compartilhados no Momento 1, a proposta é conceber, prototipar, confeccionar e distribuir em escolas jogos físicos sobre acessibilidade. O público-alvo do projeto são estudantes da Educação Básica com deficiência e que não possuem deficiência.