Artigos em periódicos
Os textos estão organizados dos mais novos aos mais antigos. Para ter acesso aos textos completos clique no titulo do texto. Alguns não estão disponíveis em meio eletrônico.
- Silveira, B. B. da, & Kuhnen, A. (2019). Psicologia ambiental e saúde na relação pessoa-ambiente: uma revisão sistemática. PSI UNISC, 3(1), 89–105. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12523
- KLEIN, C. ; KUHNEN, A. ; Felippe, Maíra Longhinotti ; SILVEIRA, B. B. . Centrado no Lugar ou na Pessoa? Considerações acerca de Foco no Mapeamento Comportamental. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO) , v. 26, p. 593-604, 2018
- SILVEIRA, B. B. ; Kuhnen, Ariane ; FELIPPE, M. L. . Retratos de um hospital de custódia: os espaços verdes e sua relação com a restauração psicofisiológica do estresse. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 13, p. 1-16, 2018.
- SCHNEIDER, JÚLIA ; PERES, PATRÍCIA MARIA SCHUBERT ; KLEIN, CAMILA ; SILVESTRIN, DENISE ; Felippe, Maíra Longhinotti ; SCHÜTZ, NATANNA TAYNARA ; DA SILVEIRA, BETTIELI BARBOZA; Kuhnen, Ariane . Projeto natureza nossa: um relato de experiência. Revista de Extensão , v. 15, p. 94-105, 2018.
- Felippe, Maíra Longhinotti ; Kuhnen, Ariane ; DA SILVEIRA, BETTIELI BARBOZA ; KLEIN, CAMILA . Realidade mediada: compreendendo qualidades restauradoras de ambientes através da fotografia. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL , v. 6, p. 26-41, 2017.
-
Felippe, Maíra Longhinotti ; Kuhnen, Ariane ; DA SILVEIRA, BETTIELI BARBOZA ; KLEIN, CAMILA. Realidade mediada: compreendendo qualidades restauradoras de ambientes através da fotografia. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL, v. 6, p. 26-41, 2017.
-
SCHUBERT-PERES, PATRÍCIA-MARIA ; DOS-SANTOS-RAYMUNDO, LUANA ; Longhinotti-Felippe, Maíra; Kuhnen, Ariane . Parents? perceptions of affordances for children in nature / La percepción que tienen los padres de las oportunidades para los niños en la naturaleza. PSYECOLOGY: REVISTA BILINGUE DE PSICOLOGIA AMBIENTAL, v. 8, p. 205-233, 2017.
- Olekszechen, N.; Kuhnen, Ariane. Barreiras e facilitadores no uso da bicicleta como meio de transporte entre universitários. INTERthesis (Florianópolis), v. 13, p. 119-140, 2016.
- Machado, Yasmin S. ; Peres, Patricia Maria S.. ; Albuquerque, Dayse S. ; Kuhnen, Ariane .Brincadeiras infantis e natureza: investigação da interação criança-natureza em parques verdes urbanos. Temas em Psicologia, v. 24, p. 655-667, 2016.
- Olekszechen, Nicolas; Battiston, Marcia; Kuhnen, Ariane . Uso da bicicleta como meio de transporte nos estudos pessoa-ambiente. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 36, p. 355-369, 2016.
- Albuquerque, Dayse S.; Silva, Dnyelle Souza; Kuhnen, Ariane . Preferências Ambientais e Possibilidades de Restauro Psicológico em Campi Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 36, p. 893-906, 2016.
- Felippe, Maira Longhinotti; Kuhnen, Ariane ; SILVEIRA, B. B. . Como seria uma escola ideal? O que dizem os estudantes. Revista de Psicologia da IMED, v. 8, p. 109-121, 2016.
- Silveira, B. B. ; Franzin Neto, L. ; Alves, R. B. ; Kuhnen, Ariane . A mensuração de apego ao lugar: uma revisão sistemática e integrativa.. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 8, p. xx-xx, 2016.
- Alves, R. B. ; Kihnen, A. ; BAttiston, M. . Lar Doce Lar: Apego ao Lugar em Área de Risco diante de Desastres Naturais. Psico (PUCRS. Online), v. 46, p. 155, 2015.
-
Sabbag, Gabriela Mello ; Kuhnen, Ariane ; VIEIRA, MAURO LUÍS . A mobilidade independente da criança em centros urbanos. Interações (Campo Grande), v. 16, p. 433-440, 2015.
- Raymundo, L. S., Felippe, M. L., Kuhnen, A. (2014). Desenvolvimento moral: vertentes pró-social e pró-ambiental. Fractal: Revista de Psicologia, 26, 89-106-106, 2014.
- Peres, P. M. S., K, A. Deixar brincar ou cair? Reflexões sobre o pensar e o agir de mães e pais em espaços ao ar livre. Direcional Educador (Impresso), 1, 44-47, 2014.
- Puff, S. B. ; Kuhnen, A. (2014). Psicologia ambiental: a percepção de ambientes/espaços restauradores nas escolas e em educandos com TDAH. Revista UNIASSELVI PÓS, 1, p. 34.
- O uso dos espaços urbanos pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças públicas. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), 26, p. 552-560.
- Polli, G. M.; Kuhnen, A. (2013). Representações sociais da água e tecnologias sociais. Psico (PUCRS. Online), 44, 103-113.
- Kuhnen, A. (2013). Percepções da comunidade universitária sobre o Bosque do Planetário – Campus Universitário da UFSC. Revista de Ciências Humanas, 46, 383-397.
- Felippe, M. L., Raymundo, L. S; Kuhnen, A. (2013). Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), 13, 1010-1038.
- Lopez, M., Felippe, M. L. & Kuhnen, A. (2012). Lugares favoritos no envelhecimento: explorando estudos e conceitos. Psicologia Argumento. PUCPR. Online, 30, 639-649.
- Felippe, M. L., Kuhnen, A.(2012) . Environmental care and place attachment: Perspectives for sustainability in schools. Psyecology: Revista Bilingue de Psicologia Ambiental, 3, 205-216.
- Felippe, M. L., Kuhnen, A. . O apego ao lugar no contexto dos estudos pessoa-ambiente: práticas de pesquisa. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), 29, 609-617, 2012.
- Felippe, M. L., Raymundo, L. S., Kuhnen, A. (2012). Frequência auto-reportada de vandalismo na escola: Questões de gênero, idade e escolaridade. Psico PUCRS. Online, 43, 243-250.
- Kuhnen, A., Raymundo, L. S., Guimarães, A. M. F. ; Santos. G. F. dos (2012). A linguagem do espaço físico na educação infantil. Barbarói UNISC Online, 35, 109-127.
- Kuhnen, A. (2012). Percepções da comunidade universitária sobre o Bosque do Planetário – Campus da UFSC. Revista de Ciências Humanas (UFSC), 46, 383-397.
- Raymundo, L. S., Kuhnen, A., Soares, L. B. (2011) . O espaço aberto da educação infantil: lugar para brincar e desenvolver-se DOI 10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p251. Psicologia em Revista (Online), 16, 251-270.
- Polli, G. M., Kuhnen, A. (2011). Possibilidades de uso da teoria das representações sociais para os estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (UFRN), 16, pp. 57-64.
- Felippe, M. L., Kuhnen, A. (2011) . Vandalismo na escola: Proposta de um modelo de avaliação do estado de conservação ambiental. Quaderns de Psicologia International Journal of Psychology, 13, 63-79.
- Monte, A. A. M., Passig, J., Takase, E., Kuhnen, A. (2011). Ambientes restauradores no trânsito:variabilidade da frequência cardíaca e tempo de reação. Revista de Ciências Humanas (UFSC), 45, 101-116.
- Raymundo, L. dos S., Kuhnen, A., Soares, L. B. (2011). Mapeamento comportamental: observação de crianças no parque da pré-escola. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), 21, 431-435.
- Kuhnen, A., Becker, S. M. da S. (2010) . Psicologia e meio ambiente:Como jovens e adultos representam água de abastecimento. Psico (PUCRS. Online), 41, 160-167.
- Luz, G. M. da ; Raymundo, L. S. ; Kuhnen, A. (2010). Uso dos espaços urbanos pelas crianças: uma revisão. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), 12, 172-184.
- Kuhnen, A., Felippe, M. L., Luft, C. Di B., Faria, J. G. de (2010). A importância da organização dos ambientes para a saúde humana. Psicologia e Sociedade (Impresso), 22, 538-547.
- Raymundo, L. S., Kuhnen, A. (2010). A psicologia e a educação ambiental. Revista de Ciências Humanas (UFSC), 44, pp. 435-450.
- Kuhnen, A., Improta, R. R., Silveira, S. M. da (2009). Comportamento humano e recursos naturais: qualidade e disponibilidade de água avaliada pelos usuários. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25, 453-460.
- Kuhnen, A., Higuchi, M. I. G . (2009). Campos de encontro da psicologia e educação na construção de comportamentos socioambientais. Utopía y Praxis Latinoamericana, 14, 101-108.
- Kuhnen, A. (2009). Meio ambiente e vulnerabilidade a percepção ambiental de risco e o comportamento humano. Geografia (Londrina), 18, 37-52.
- Polli, G. M., Kuhnen, A., Azevedo, E. G. de, Fantin, J., Silva, R. F. G. da (2009). Representações socais da água em Santa Catarina. Psicologia em Estudo (Impresso), 14, 529-536. Kobarg, A. P. R.,
- Kuhnen, A., Vieira, M. L. (2008). Importância de caracterizar contextos de pesquisa: dialogando com a Psicologia Ambiental. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), 18, 87-92.
- Kuhnen, A., Silveira, S. M. da (2008). Como crianças percebem, idealizam e realizam o lugar onde moram. Psicologia USP (Impresso), 19, 295-316.
- Kuhnen, A., Silveira, S. M. da (2007). Uso e consumo da água : um problema que interessa à psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), 07, 162-165.
- Kuhnen, A. (2005). Vida Universitária, Identidade e Representação Ambiental do Campus da UFSC. OLAM (Rio Claro), 5, 260-273.
- Kuhnen, A., Hortal, M. M., Silveira, S. M. da (2005). Meio ambiente e construção de significados na comunidade Chico Mendes, bairro Monte Cristo – Florianópolis, SC. Extensio – Revista eletrônica de extensão, 3, 3-10.
- Kuhnen, A., Luz, G. M. da, Drews, A. (2004) . Aspectos psicológicos das Interações Humano-Ambientais: relação sócio-espacial e desenvolvimento de identidade de lugar na Comunidade Chico Mendes-bairro Monte Cristo, Florianópolis, SC. Extensio – Revista eletrônica de extensão.
- Kuhnen, A. (2003). Residuos Y Saberes-Nuevos Conceptos y Nuevas Práticas. Revista Chilena de Psicologia, 24, 22-31.
- Kuhnen, A. (2001). Sociedade e Meio Ambiente – Criação de Sentido na Interação entre a Pessoa e seus Espaços de Vida. OLAM (Rio Claro), 1, 62-76. Kuhnen, A. (1990). A participação comunitária no tratamento do lixo em Florianópolis. Saneamento Ambiental, Florianópolis, 10, 42-44.